Coordenador : Bruno Alves Dassie
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 387090.2206.48303.19062023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Professores de Matemática da Educação Básica e Ensino Superior; alunos de gradução dos cursos de Matemática e Pedagogia; alunos de cursos de Pós-Graduação
Local de atuação: Campi da Universidade Federal Fluminense (Niterói e Santo Ântonio de Pádua)
Objetivo
Geral Promover as relações entre os docentes e estudantes da Universidade, a comunidade de professores(as) que ensinam Matemática na escola básica, no município de Niterói e vizinhos, bem como no Noroeste Fluminense, atuando cooperativamente na formação inicial e continuada, implementando ações para a melhoria do ensino da disciplina. Específicos 1. Realizar atividades e eventos para comunidade de professores e alunos, em especial, o Dia da Matemática (evento realizado desde 2011). 2. Manter as ações do Labem na web (site e redes sociais). 3. Manter o acervo de materiais pedagógicos, livros didáticos e periódicos da biblioteca do LABEM. 4. Construir, a partir das disciplinas para a licenciatura em Matemática (Pesquisa e Prática de Ensino - PPE) e para a Pedagogia (Matemática: Contéudo e método) uma rede colaborativa e dialógica que promova a realização de atividades e implementação de propostas didáticas na educação básica em parceria com a escola pública. 5. Apoiar a realização de pesquisas sobre Educação Matemática na educação Básica a fim de produzir trabalhos de Conclusão de Curso e pesquisas em nível de Pós graduação. 6. Apoiar projetos de Iniciação a Docência, Residência Pedagógica e monitoria realizados na Universidade.
Resumo
Visando ampliar as ações propostas do Laboratório de Educação Matemática da Faculdade de Educação, em especial ao que se refere à implementação de propostas para formação continuada de professores (Regimento, art. 3º, item 8), o Programa objetiva desenvolver atividades que integrem os professores de Matemática da Escola básica com a Universidade, no município de Niterói e no Noroeste Fluminense, atendendo assim também as propostas do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UFF para avançar na direção de uma Universidade comprometida com o social. Em participar, este projeto tem como objetivo criar um locus múltiplo de convivência e integração tanto para os estudantes da graduação quanto para a comunidade escolar, que visa o desenvolvimento profissional de futuros docentes de matemática e dos já em atuação, a partir do entendimento deste espaço como: i) local de trabalho para o profissional da educação matemática; ii) alternativa metodológica para o ensino de matemática; e iii) como agente transformador na instituição formadora; iv) espaço de desenvolvimento profissional. As atividades do Programa são de natureza diversa e se efetivam com o oferecimento de eventos, a manutenção de espaços virtuais de comunicação com a comunidade, a e a manutenção de acervo de livros didáticos e periódicos e materiais didáticos.